Material de Subsídio para a 7ª Vigília Nacional da Juventude Camponesa

Baixar Subsídio

A Pastoral da Juventude Rural (PJR), simbolicamente comemora o seu aniversário no dia 13 de março, dia em que comemora-se também o pontificado do primeiro papa latino-americano, Papa Francisco, que nos envolve e nos desafia na construção de uma “Igreja em Saída/Missão” e de chegarmos em todas as “Periferias Existenciais”.

Em 2018, serão 35 anos que o Camponês/Operário de Nazaré nos reuniu a serviço da Juventude Camponesa, aonde muitos(as) jovens organizados(as), lutam contra todas as formas de exploração do ser humano e da natureza, no combate de todas as formas de opressão (classe/sexo/sexualidade/gênero/raça/etnia/religião/geração), pela solidariedade e fraternidade, e, a superação/combate das violências que estão imbricadas ao projeto de morte do Capital.

A Vigília Nacional da Juventude Camponesa, realizada a partir de 2012, torna-se um momento onde convidamos todos os grupos da PJR para reunir-se e poder rememorar que “O/A Jovem da Roça também tem valor” e que “Um povo que não conhece a sua história, está condenado a repeti-la”. Por isso, se provoca o debate e reflexão de temas que afetem diretamente a vida da juventude camponesa e traz presente tantos e tantas jovens que já doaram sua vida nessa bela construção, afinal, para celebrar a vida da PJR é místico que “Sintamos na nossa carne que é uma luta a vida do jovem na terra (cf. Jó 7,1); mas nela e dela queremos viver.

Ainda emanados de Mística, Luta e Resistência reafirmamos nossos compromissos com a organização da juventude camponesa e projetamos nossos desafios para o próximo período que a “Fé e Política são coisas diferentes que se complementam na prática da vida” e que se conecta de forma contundente a Campanha da Fraternidade 2018, que traz o tema: “Fraternidade e Superação da Violência”, nesse sentido, queremos convocar toda nossa juventude a se colocar em sintonia nesse debate e em possíveis ações que podemos desenvolver em nossas comunidades, paróquias e municípios em defesa da vida e da democracia.

“Quando o povo se organiza a Igreja se torna viva e libertadora” (Frei Jessé)

 

Um ótimo encontro! Uma ótima vigília!

Utilizem e repliquem esse material!

Um beijo grande e um Xero!

 

Com carinho, Equipe Nacional de Formação.

 

Acesse aqui: Material de Subsídio para a 7ª Vigília Nacional da Juventude Camponesa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s