DNJ – JUVENTUDE EM DEFESA DA VIDA DOS POVOS E DA MÃE TERRA

Neste ultimo final de semana sábado (21) e domingo (22) o Setor Juventude e a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Vitória da Conquista, realizaram o Dia Nacional da Juventude – DNJ. Este ano o DNJ teve como tema JUVENTUDE EM DEFESA DA VIDA DOS POVOS E DA MÃE TERRA e lema OS HUMILDES HERDARÃO A TERRA (Salmo, 37,11).

Como nos outros anos o DNJ vem em comunhão com a CF (Campanha da Fraternidade) que teve como tema FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA.

A opção pelo tema deste ano nos remete a Encíclica do Papa Francisco Laudato Si, que tem como proposta, o cuidado com a nossa casa comum e uma integração de amor e cuidado do ser humano com a natureza e a mãe terra.

Na Arquidiocese foi realizado em dois momentos, sábado e domingo, tendo o domingo como a parte mais de formação, onde aconteceram os três GTs (Grupos de Trabalhos). Sendo o primeiro GT, com o tema Território, o segundo, Cultura e o terceiro, Ecologia.

A  Pastoral da Juventude Rural – PJR assessorou o Grupo de Trabalho Território, onde o companheiro Joabes, da coordenação estadual, apresentou elementos preocupantes em relação aos territórios tradicionais. Segundo Joabes, estão oficializando o genocídio dos povos das comunidades, de forma clara o que o congresso através de sua bancada ruralista vem aprovando.

“Os acontecimentos desses últimos meses, as mortes dos companheiros da Bahia do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, as três grandes chacinas, no Maranhão, em Colniza, Mato Grosso e em Pau D´arco no Pará é a forma como este desgoverno vem tratando os camponeses e os povos tradicionais” afirma Joabes.

Joabes ainda ressaltou que neste momento é preciso o trabalho de base, junto a várias expressões de juventude, seja na Igreja ou nos movimentos sociais, na roça ou na cidade.

Confira o álbum

Texto e fotos, comunicação da Pjr Bahia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s