Comunicar a Fé é propagar a Boa-Notícia de que a alegria do Reino é para todas e todos

Em 2018 a Diocese de Pesqueira em Pernambuco estará completando 100 anos de sua fundação, e nesse período de jubileu diocesano, a diocese estará realizando “O Sínodo Diocesano” que é uma Assembleia constituída por padres, religiosas, leigos e leigas nomeados para se reunirem com o propósito de “refletir a luz da palavra de Deus”, o mesmo se estenderá até 2018, ano do centenário. No ano de 2018 a Pastoral da Juventude Rural – PJR estará completando 35 anos, a serviço da Juventude Camponesa do Brasil, principalmente no Nordeste, solo de missão permanente de atuação da mesma, evangelizado e conscientizando a juventude do campo, na busca pela garantia de seus de direitos e da afirmação do Campo, como sendo seu lugar de morada e permanência.  

Durante todo esse período de comemoração diocesana estará sendo lançadas, cartilhas para se trabalharem em grupos, proporcionando o debate sobre a igreja que queremos, instigados pelo Bispo Dom José Luiz que nos convoca a seguir, em uma única palavra “avançar”, como convite a todos para uma Igreja em saída, sob o lema “Por uma Igreja toda ela sinodal, discípula-missionária de Jesus, pobre e servidora, a serviço do Reino de Deus”, em consonância com a Igreja defendida pelo Papa Francisco, que esteja a serviço dos pobres e dos excluídos. Então somos convidados a refletir sobre a realidade diocesana em nossos municípios e comunidades.

Já estamos na 5º  Sessão do Sínodo e última, e nesta somos convidados e convidadas a refletir sobre “A Igreja a serviço da vida plena para todos”, essas reflexões devem ser realizadas nos quatro encontros, que essa sessão orienta, também é importante que se registrem os encontros em imagens, audiovisual, e que sejam enviados a diocese, como memória da celebração do centenário.

Para facilitar e suscitar algumas reflexões, a Equipe de Comunicação da Pastoral da Juventude Rural – PJR, sistematizará as orientações presentes na cartilha para os quatro encontros em pequenos textos, que serão postados aos domingos no site Nacional da PJR e no Facebook, portanto, iniciando hoje (08) de outubro de 2017 e seguindo por mais três domingos.

Sistematização para o Primeiro Encontro

No Encontro de Hoje, e Abrindo os Círculos Bíblicos e o 1º Encontro, somos chamados a refletir sobre “Igreja, presença samaritana na promoção da caridade.

Em todos os tempos somos chamados a ser Igreja em saída, a amar de forma concreta, cuidando dos mais necessitados, como fez Jesus Cristo, ficando ao lado das e dos excluídos da sociedade, por isso somos convidados e convidadas mais uma vez, a sermos a imagem e semelhança de Cristo, em um mundo marcado pela desigualdade e exclusão, onde poucos detém o poder de controle, sobre uma grande massa de miseráveis, que a cada dia resistem para se manterem vivos.

A Igreja como transformação da vida, através da fé, que ultrapassa dimensões, nos move, nos faz refletir e caminhar, seguindo os passos de Jesus de Nazaré. Uma igreja sem padrões, mas que acolha todos e todas sem indiferenças, pois o Senhor Jesus Cristo, nos ensina que devemos amar ao próximo como a ti mesmo. Portanto, somos chamados a refletir sobre nossas atitudes diárias e de como temos nos comportados diante dos ensinamentos de Jesus Cristo, para que tenhamos solidariedade, sermos mais humanos com nós mesmos e no tratamento com a nossa Casa Comum, a mãe TERRA.

A bondade e a caridade são quesitos fundamentais para a transformação de quem faz a Igreja, mas isso quando é sentimento do coração, façamos as ações não por interesses próprios, mas pelo que sentimos que seja correto, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Refletir sobre nossas ações e a caminhada de nossas comunidades, nos remete a pensar que elementos nos identifica no nosso cotidiano, portanto nos nossos encontro, somos convidados a elementar o espaço das reuniões, com aquilo que mais nos identificam, sejam sementes, flores, terra, pão, água, sons e entre outros objetos, para que a mística do espaço nos fortaleça, e em comunhão possamos refletir, sobre a Igreja que queremos.

Também somos convidados a identificar os que mais necessitam de ajuda, ajudar com palavras de conforto, para alimentar a alma. Mas também somos chamados a praticar a partilha, pois a palavra de Deus alimenta a alma, porém necessitamos de alimentos materiais, para que possamos sobreviver e fortalecer o corpo, munidos pelo bem comum.

Por fim, esperamos que esse pequeno texto possa suscitar discussões importantes, para que a Igreja que desejamos e construimos, possa ser fortalecida e sentida no nosso dia a dia, como sendo presença viva, na transformações de vidas. Desde já agradecemos a todas e a todos pela oportunidade, de estarmos partilhando um pouco dos 100 anos da Diocese de Pesqueira, lembrando que no próximo domingo, o texto do 2º Encontro será postado e nele seremos convidadas e convidados a refletir sobre “Igreja, presença profética na promoção da solidariedade“, então até lá, e excelentes reflexões nesse primeiro encontro.

Texto: Hérica Janaína/ Wandreson Rodrigues / Ytalo Lima

Material de Apoio: Cartilha da 5ª Sessão do Sínodo Diocesano

Por Comunicação Nacional da PJR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s