ESCOLA ESTADUAL DE FORMAÇAO DA PJR DE ALAGOAS

Juventude Camponesa: Terra, Pão e Dignidade!
PJR: Mística, Luta e Resistência!

Entre os dias 22 a 24 de setembro de 2017, os jovens da Pastoral da Juventude Rural – PJR da Diocese de Palmeira dos Índios do Estado de Alagoas, realizaram no Povoado Pau Ferro, município de Jacaré dos Homens – AL, sua Escola de Formação, tendo como homenageada Dandara dos Palmares que além de esposa de Zumbi,  lutou com armas pela libertação total das negras e dos negros no Brasil, liderava mulheres e homens, também tinha objetivos que iam às raízes do problema e, não se encaixava nos padrões de gênero que ainda hoje são impostos às mulheres.

O momento de formação iniciou com a irmã Lurdes Santana que truxe suas reflexões sobre a encíclica do “Laudato Si’’ e o cuidado com a casa comum. Assim ela ressaltou a questão do método “ver, julgar, agir e celebrar” e  que se destina-se a toda a humanidade.  Já que o espaço tinha como objetivo, uma reflexão sobre o meio ambinte, é importante que nos conscientizemos em relação ao mesmo, como também devemos atuar sempre em defesa da vida, daqueles e daquelas que mais precisam, começando pela preservação ambiental e da nossa mãe terra.

A companheira Paula representante da PJR de Pernambuco, também participou da atividade, e trouxe um pouco sobre os Princípios da PJR, como sua Missão e organização, no trabalho com a Juventude Camponesa. Instigados pela fala da companheira, os participantes trocaram ideias e debateram sobre a importância das vivencias com outras pessoas, como também a importância estarem organizados nas suas comunidadese de certa forma no Estado de Alagoas. O debate continuou a fluir, dessa vez orientado por perguntas simples: Como podemos fortalecer os nossos grupos de base, como podemos mobilizar mais jovens? Diante desses questionamentos os se comprometeram a mobilizar e organizar a Juventude do Campo, realizar momentos de formação nas comunidades, municípios e região, enfim contribuindo para a organização da juventude Camponesa no estado de Alagoas. Isso também será enrequicido nas participações de formações com outras Pastorais, Organizações, Instituições e Movimentos Sociais.

Diante do momento grotesco da conjutura política brasileira, foi realizada uma Análise de Conjuntura que foi facilitada pela Coordenadora Estadual da PJR de Sergipe Milena, onde ela abordou a atual situação do Brasil e, com foco na crise que o país atravessa, elencando pontos, em que atinge diretamente a classe trabalhadora e pobre. O papel importante que a Juventude vem desempenhando nesse momento, também foi destaque na fala dela, “Os jovens que constroem a luta e a resistência contra as medidas antipopulares impostas pelo Governo ilegítimo Michel Temer”. Destacando que um dos seus planos de governo golpista é que os jovens do campo não ingressem nas universidades “públicas” não se apropriem de conhecimento, que se tornem apenas ferramentas aprimoradas pra o mercado de trabalho, deixando assim de questionar as grandes contradições existentes na sociedade. Por isso torna-se tão importante estarmos bem informados sobre o momento atual do Brasil.

Para celebrar e agradecer ao Camponês de Nazaré, foi realizada a Santa Missa, que foi celebrada pelo padre José da Silva, pároco da comunidade e responsável pelas Pastorais Sociais da Diocese de Palmeira dos Índios-AL, a celebração renova a esperança e reforça o compromisso de estarmos sempre em comunhão com os nossos semelhantes, fortalecendo laços e contribuindo para a perpetuação dos ensinamentos de Cristo.

Fortalecidos (as) com a graça do menino Jesus de Nazaré é que retornamos as nossas  comunidades e grupos debases, motivados e motivadas a “Ser sal da terra, Luz do mundo e fermento na massa” (Mt 5,13-14; 13,33): com a missão de colocarmos em prática na nossas comunidades, nos nossos grupos tudo o que vivenciamos e aprendemos durante esses três dias. Pois “Vem pra roda, entra na rede o projeto é nosso, é seu! Pela vida da Juventude, junte-se a obra de Deu!” (Pe. Reneu Zortea).

Fotos da Formação

Texto publicado Originalmente em: PJR ALAGOAS

Reedição e publicação: Comunicação Nacional da PJR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s