Escola Estadual de Formação da PJR/RN é realizada

Conhecer a nossa realidade social nos instiga a lutar pelos nossos direitos, como também que sejamos sujeitos atuantes na vida social das nossas comunidades, interagindo e discutindo sobre as vivências, e as relações circunvizinhas. Foi com esses objetivos que a Pastoral da Juventude Rural- PJR do Rio Grande do Norte realizou entre os dias 10 e 13 de agosto, sua Escola Estadual de Formação, o espaço foi realizado no Centro de Formação Patativa do Assaré em Ceará-mirim/RN.  

A mesma contou com a presença das jovens lideranças, vindas e vindos de quatro regiões do Estado, Sertão Central, Potengi, Mato Grande e Agreste Litoral Sul.

Ressaltando a importância de estarmos antenados e bem informados sobre o momento atual do Brasil, foi realizada uma Analise de Conjuntura Política, que foi facilitada pelo companheiro Caramuru Paiva, assessor da senadora Fátima Bezerra do PT/RN. Já que a PJR e voltada para a Juventude Camponesa também foi realizada uma Analise de Conjuntura Agrária, compartilhada pelo companheiro Lucenilson da direção nacional do MST, onde ele resaltou sobre o processo histórico da luta pela terra e como está atualmente, se encontra no governo de Michel Temer, que não comunga com as políticas de reforma Agrária, como também reforça o ataque aos direitos dos trabalhadores e as trabalhadoras rurais.  O aumento da quantidade de mortes no Campo e também revogação das leis, que protegem as terras indígenas, que nos últimos meses voltou à tona a discussão no Congresso Nacional, só a delimitação como também a garantia da posse das mesmas, foi destaque na fala do companheiro.

Entendo que a mística nos fortalece e nos revigora, e por ser uma das raízes da PJR, foi discutido sobre a mesma, como também a espiritualidade, entendendo os espaços de formação como algo fortalecedor do conhecimento e da vivência em sociedade, foi realizada uma mística intitulada de as três raízes, a ser a camponesa, a cristã e luta popular.

WhatsApp Image 2017-08-13 at 12.53.10

Por sermos parte da Igreja, como também para fortalecermos os laços eclesiais, recebemos o Padre Anderson do Setor de Juventude da Arquidiocese de Natal, para refletirmos sobre a Encíclica Ladauto si do Papa Francisco, já que o momento é preocupante com relação ao meio ambiente, devido ao avanço catastrófico do Agronegócio, no Brasil e no mundo. Lembrando também que o atual governo brasileiro, chefiado pelo ilegítimo Michel Temer, tem feito um desmonte nas políticas de proteção do meio ambiente, como também fortalecido a entrada cada vez mais aflorada do agronegócio, em áreas de preservação. Por ser também o representante eclesial da juventude o Padre Anderson também fez explanações sobre o setor e a importância do fortalecimento do mesmo.

Fortalecidas e fortalecidos com a mística e a espiritualidade da juventude camponesa, que luta por seus direitos e resiste no Campo, como também convictas e convictos que a formação e a educação são o caminho para a transformação da sociedade, é que o jovens e as jovens participantes da Escola de Formação regressão a suas comunidades, com a missão de semear o que aprenderam durantes esses dias, de estudo, reflexões e compartilhamentos de experiências, como também das vivências em cada uma de suas comunidades. Diante disso seguimos na luta rumo a uma sociedade mais fraterna, livre de opressões, em que todos e todas possam se reconhecer como sujeitos e sujeitas atuantes e transformadoras e transformadores de sua realidade social, assim a Juventude Camponesa reafirma seu compromisso de seguir na luta por Terra, Pão e Dignidade.

Postado por Comunicação da PJR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s