Curso de Formação de Lideranças

A Pastoral da Juventude Rural – PJR da Paraíba concluiu entre os dias 03 a 05 de julho de 2017, a oitava e ultima etapa do Curso de Formação de Lideranças da PJR, no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benicio – CEJUBE em João Pessoa/PB. O espaço contou com a presença da juventude de várias regiões do Estado.

Iniciado no dia (03), com o tema O Camponês de Nazaré e que foi facilitado por Paulo Cerioli, que explanou sobre a caminhada de Jesus, desde o seu nascimento na Galiléia, passando por sua caminhada revolucionária e de sua preferência pelos pobres, e também os significados dos evangelhos escritos por seus discípulos. Cerioli reforça a importância de lermos a Bíblia e entendermos os verdadeiros significados das leituras sagrada e o que Jesus quer dizer em tais evangelhos.

Outro ponto discutido foi “A Prática Libertadora de Jesus a partir da Boa Nova do Reino de Deus” tudo isso dentro do quadro dos evangelhos, lembrando que assim dizia Jesus “Mudem o jeito de viver porque ai não está o Reino de Deus” com isso vemos que a uma parte da sociedade não se liberta do Capitalismo e não se importa com o que acontece com o pobre.

Para refletir mais sobre a Mística e Espiritualidade da PJR, Cerioli contribuiu com o debate sobre o tema, trazendo elementos contundentes para que os jovens, pensassem e refletissem sobre os espaços promovidos pela PJR. Para Josiel Alves, jovem camponês e militante da PJR, “a mística é a força que está em cada um de nós, a energia que nos move, que nos unifica e desperta os sentimentos, de amor , paz, ou indignação, como também é o sentir a terra, a água e o vento”. Lembrando também as três raízes da PJR, a camponesa, a cristã e a luta popular.

Nesta última etapa também foi discutido sobre a juventude do campo, com perguntas norteadoras, que proporcionou um breve diagnóstico da juventude camponesa da Paraíba.

A partir da seguinte pergunta “Quem é a juventude que está no campo?”, com isso a juventude mapeou e destacou a pluralidade de jovens que estão no campo paraibano. Josiel reforça que a partir deste estudo, eles viram que “a algo em comum entre todas e todos, que é a opressão pelo modelo de desenvolvimento vigente em nossa sociedade, lembrando que o patriarcado e o machismo afeta historicamente as mulheres e as LGBTs”.

A partir da leitura da Carta da VIII Assembleia Nacional da PJR (Laura e Uedson) foi suscitando a importância da discussão de gênero, e com isso de avançarmos na discussão da Diversidade Sexual na perspectiva do evangelho e do Deus libertador.

Para Luiz Filho da Coordenação Nacional da PJR, “compreendermos o papel de algumas instituições no legitimar e justificar o papel do ser homem e ser mulher, nos alerta os grandes desafios que teremos, na construção do debate e na auto-organização, autoformação e de projetarmos a formulação e a formação para todas e todos da Pastoral, parafraseando Frei Jessé: “Quando o povo se organiza, a igreja se torna viva e libertadora””.

O curso tem uma grande importância para nós, foi a concretização de algo que pensamos há quase dois anos. Entendemos que a formação cumpre um papel estratégico na luta, precisamos conhecer os nossos inimigos e sabermos as formas de derrota- lós, foi nesse sentido da formação integral que construímos o curso. Agora todos e todas têm a missão de reproduzir o curso nas bases, cidades e regiões para avançarmos no trabalho de base e construção do projeto popular, afirmou o secretário Nacional da PJR e paraibano Paulo Romário.

Texto escrito por: Josiel Alves

Reedição de texto: Ytalo Lima

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s