Curso de Sistematização das experiências em Agroecologia – NEA Cajuí do Norte do Piauí

Entre os dias 22 a 24 de maio ocorreu na cidade de Parnaíba, O curso de Sistematização em Agroecologia da experiência do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Cajuí. O curso contou com a participação de agricultores, professores e estudantes do IFPI, UESPI e EFASA e entidades parceiras: Centro Regional de Assessoria e Capacitação /CERAC, Obra Kolping, Articulação do Semiárido/ASA, Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil/REGA Brasil, Comissão Pastoral da Terra/CPT, Pastoral da Juventude Rural/PJR e Rede Nordeste dos Núcleos de Agroecologia/RENDA. Com a facilitação da Associação Brasileira de Agroecologia/ABA, o curso ocorreu através metodologias participativas, pautadas nos saberes coletivos, em que no primeiro dia após a chegada dos participantes, foram todos acolhidos por uma mística de apresentação representada por um objeto que falasse da sua história. Para que os participantes se conhecessem mais e se inteirassem sobre o processo de construção do NEA Cajuí, foi proposto pela equipe de facilitação uma Roda de Prosa em que todos contavam um pouco mais de sua trajetória dentro dos espaços de atuação em agroecologia. Desse momento, que durou toda à tarde, foi possível vivenciar e sentir as emoções e vivencias compartilhadas pelos membros da equipe NEA Cajuí. Dessa roda, destacaram-se as ações realizadas pelo grupo a exemplo da experiência dos Finais de semana agroecológicos.

Durante a noite, foi realizada uma oficina de facilitação gráfica. A ideia principal foi elaborar uma síntese visual sobre o assunto por meio de desenhos para que os participantes tenham um maior entendimento através de uma comunicação visual.

Na manhã do segundo dia, visitamos a feira agroecológica que funcionam as terças-feiras no pátio da UESPI – Campus Parnaíba, onde tomamos café da manhã. Nesse momento, possível vivenciar dos sabores e saberes produzido pelas mulheres produtoras agroecológicas, marisque iras e artesãs: Socorro (Comunidade Baixão), Helena (Boa Vista), Aparecida (Valentim) e Luiza (Tatus) dos municípios de Ilha Grande De Santa Isabel e Parnaíba.

Voltando para os trabalhos em grupo, embarcamos na metodologia do Rio do Tempo contando de forma dinâmica a historia do Núcleo. Com a contribuição de cada um dos participantes da oficina foi possível visualizar desde as dificuldades e as vitorias realizadas ou alcançadas até o momento.  Destas, se destacam a organização do I Simpósio de Agroecologia, a construção do processo da primeira atividade dos finais de semanas agroecológicos realizada na casa do Raimundo Rego, Raimundinha e Maria Débora na comunidade de Pé da Ladeira- Esperantina do Piauí. Dentre outras ações que foram de extrema importância para o fortalecimento do NEA Cajuí. A partir das ações apontadas pelos participantes do histórico do NEA foram provocados pelas facilitadoras quais as ações fariam parte do eixo de sistematização, destas foi escolhida a experiência Finais de semanas Agroecológicos, que a partir de então, através da autoria coletiva foi feito o exercício de preencher a matriz de sistematização com as ações e práticas do eixo escolhido.

No ultimo dia o plano de sistematização foi realizado através da metodologia Café com Prosa que consiste em grupos que de forma simples iam tecendo sobre as parcerias, os atores, os materiais e sua organização e as perguntas e reflexões que envolviam a construção da experiência do final de semana agroecológicos.

Ao final a oficina provocou nos indivíduos participantes o quanto é importante à comunicação interna e externamente ao NEA.

Texto e imagem

Natália Amaral – Renda

Gilvan Santana – PJR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s