PLENÁRIA PELA DEMOCRACIA EM TRÊS CACHOEIRAS/RIO GRANDE DO SUL

DSC_0030

Na última quarta-feira, dia 06, em Três Cachoeiras, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul aconteceu uma “Plenária pela Democracia”. O evento foi organizado por um grupo de lideranças do município dispostas a discutir o atual momento político e social, bem como da Frende Brasil Popular. Intermediando as discussões, lideranças da Pastoral da Juventude Rural e outros Movimentos Sociais da região, provocaram para um debate em torno do tema da Democracia.

Inicialmente um resgate das experiências democráticas na história da humanidade e, depois, o cenário da democracia no Brasil. O grupo compreendeu que a vivência democrática tem uma trajetória recente e um cenário de vários “golpes”.

A Constituição de 1988, construída por várias mãos, possivelmente seja uma das manifestações mais expressivas das conquistas democráticas dos últimos anos.

Ainda no cenário brasileiro, foi destacado, como expressão de um processo democrático, o embate de diferentes forças que podem ser aglutinadas em torno de dois blocos: esquerda e direita.20160406_200805.jpg

O grupo buscou entender o que representa cada um destes blocos e a serviço de quem se articulam. Ficou saliente que a história é uma referência de entendimento onde a esquerda geralmente se identifica com projetos populares, da classe trabalhadora, buscando construir e conquistar espaços de políticas públicas numa clara disputa com a direita, muitas vezes disfarçada, mas com o firme propósito de representar interesse das elites e grandes grupos econômicos.

Mais do que defender partidos ou personagens, destacou-se a importância e necessidade de defender os princípios democráticos construídos ao longo destas últimas décadas. Princípios que aparecem ameaçados por uma visão única e manipulada pela grande mídia que, no decurso da história, se originou e fortaleceu em torno de golpes antidemocráticos. Segundo a coordenação, é hora de fortalecer o debate e evitar que uma leitura parcial e direcionada da realidade nos leve ao equívoco de apoiar mais um golpe contra os direitos definidos e instituídos pela liberdade da construção democrática. O interesse e a fome pelo poder não podem justificar o “vale tudo” e muito menos a animosidade e o ódio que se propaga amplificado pelas redes sociais.

Como encaminhamento do ato, viu-se a necessidade de avançar no estudo, na busca por outros canais de informação, avaliar os fatos e ter clareza do que está em jogo. É preciso se posicionar, escolher o seu lado, pois não se pode ficar sobre o muro. Com isso, defendem-se a democracia, conquistada a duras penas. Defendem-se todos os direitos dos trabalhadores, fruto de muitas lutas. Defendem-se um projeto de sociedade, mais justa, igualitária e humana.

Segundo a coordenação, é hora de serenidade, debates e fortalecimento da liberdade democrática.

Não vai ter Golpe, Vai ter Luta!

Anúncios
Categorias:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s