Juventude Rural pauta prioridades e constrói Plano Nacional.

Os/As jovens da Pastoral da Juventude Rural e outros movimentos ligados a Via Campesina Brasil estiveram em Brasília durante três dias (23 a 25 de fevereiro), para contribuir na construção do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

A construção do Plano baseia-se em cinco eixos: Terra e Território; Trabalho e Renda; Educação do campo; Qualidade de vida; e Participação e Democracia; e dialogará com uma grande parte dos ministérios e secretárias.

Lançar o plano juntamente com o Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 é ratificado na fala da assessora de Juventude do MDA, Luiza Dulci, “quando a presidenta anuncia algo é porque ela está assumindo um compromisso”.

“Não só o Brasil, mas outros países têm o desafio da sucessão rural. A gente espera que as pautas fiquem bem definidas, para que possamos caminhar de acordo com o que esperam os jovens”, afirmou Dulci.

Para Humberto Oliveira Secretário de Desenvolvimento Territorial “pensar sucessão rural é pensar mais que a terra”, por isso pensar o acesso a terra para a juventude é essencial, mas não contempla toda estrutura necessária para que os/as jovens permaneçam no campo por opção.

2016-02-26 14.43.23
Foto: Luiz Filho

A jovem camponesa Gilmara Francisca da comunidade Vale do Lírio, município de São José do Mipibú do Rio Grande do Norte, representando a Pastoral da Juventude Rural aponta que “o encontro dos/das jovens do campo, das águas e das florestas nos fortalece e pauta a unidade da juventude rural, nos dando força para construirmos e cobrarmos a executabilidade de políticas públicas voltadas para o rural.”

A projeção do plano dialoga com a juventude rural e urbana na perspectiva que no meio deste cenário encontra-se a juventude, que é passado, presente e futuro na mudança da história.

 

Foto da Capa: Sítio MDA.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s