Carta do V Encontrão Diocesano da Juventude Camponesa – PJR

Somos 90 jovens camponeses de dezesseis municípios capixabas, um município mineiro, um da Bahia e companheiros(as) de outros movimentos e entidades. Estivemos reunidos de 20 a 22 de Novembro de 2015 na Escola Família Agrícola Chapadinha – Nova Venécia para celebrarmos o nosso 5º Encontrão Diocesano da Juventude Camponesa (PJR), inspirados no Tema: “Juventude Camponesa: Voz, vez, lugar” e no lema “Nossa rosto é de Terra, nossa história é de Luta!”.

Iniciamos o Encontrão no dia 20 com a acolhida e organização dos participantes para o encontro.

O dia 21 foi iniciado com a nossa mística, discutindo depois a realidade econômica e política do Brasil – interferências e consequências na campo com o companheiro Bruno Pilon do MPA. Refletimos, ainda, sobre a nossa Opção Cristã pela juventude e pelos empobrecidos e a missão da PJR com o companheiro Alex – Assessor Estadual e Nacional da PJR. Tivemos a tarde de sábado com os participantes organizados em cinco oficinas: Tratamento de Estacas; Pimenta do Reino; Educação do Campo; Horticultura; Recuperação de Nascentes. Finalizamos o dia com a Celebração dos Mártires seguida da Noite Cultural.

No inicio da manhã de domingo, dia 22, fortalecemos nossa espiritualidade realizando nossa celebração. Refletimos as características, identidade, nossa pauta de luta e as essências da ação da PJR. Realizamos ainda o Planejamento para o ano de 2016 tanto a nível municipal quanto a nível estadual, nos embasando pelo planejamento nacional. Encerramos nosso Encontrão com a Mística, onde cada jovem retorna aos seus municípios fortalecidos para a luta, com o compromisso de continuar a evangelizar a juventude camponesa.

De forma geral, reafirmamos nossa identidade e nossa missão nos colocando a serviço da juventude camponesa empobrecida e condenamos as ações do agronegócio e mineradoras que exploram os recursos naturais e classe a operária e camponesa, em vista do lucro.

pjrcapixaba1

Convocamos a toda a juventude capixaba a continuar na construção do Projeto Popular do Reino de Deus sonhado pelo camponês de Nazaré. Somando forças na luta dos trabalhadores camponeses e trabalhadoras camponesas espalhados em todo país. Desta forma ousamos gritar:

“Juventude Camponesa: Voz, vez, lugar!”

Nova Venécia, 22 de Novembro de 2015

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s