Articulação para o Acampamento das Juventudes é feita em Fraiburgo

Parte da Coordenação da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), esteve em Fraiburgo\SC, durante o último final de semana para intensificar o trabalho de articulação para o Acampamento das Juventudes do Campo e Cidade, que acontece no mês de setembro em Descanso\SC. Os integrantes também se envolveram nas atividades culturais realizadas pela Apafec e Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô

Membros da PJMP e PJR em conversa com representantes do grupo de Jovens do bairro São Miguel de Fraiburgo\SC. Foto: Claudia Weinman.

Entre as representatividades que devem marcar presença na realização do Primeiro Acampamento das Juventudes do Campo e da Cidade nos dias 05, 06 e 07 de setembro, na linha São Valentim, município de Descanso\SC, estão os integrantes da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec) e Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. No último final de semana, parte da Coordenação da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), estiveram em diálogo para acertar esta articulação.

Membros da PJMP e PJR em conversa com representantes do grupo de Jovens do bairro São Miguel de Fraiburgo\SC. Foto: Claudia Weinman

Segundo o membro da coordenação do coletivo da PJMP e PJR de São Miguel do Oeste\SC, Pedro Alves Pinheiro, além da confirmação para o acampamento dos integrantes da Apafec e Associação Vital, foi realizada uma conversa com representantes do grupo de jovens do bairro São Miguel e com estudantes da Escola de Educação Básica Vinte Cinco de Maio de Fraiburgo. “Fomos bem recebidos nos espaços que estivemos no final de semana, o que nos rendeu alguns contatos e mais força no processo de articulação de outras realidades que irão participar do acampamento”, enfatizou.

Pinheiro acrescenta ainda que o convite para o acampamento é direcionado especialmente as organizações que historicamente se movimentam junto a PJMP e PJR do Extremo-oeste Catarinense. “Além de ser um convite aberto, reforçamos a importância das organizações que se somam a nossa história encaminharem seus representantes para celebrarem com a gente 10 anos de PJR e 13 de PJMP em nossa região”.

Atividades culturais

Articulação com jovens da Escola Vinte Cinco de Maio. Foto: Claudia Weinman

Ainda durante o final de semana, a Apafec em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, realizou o Primeiro Bingão e Pastelada da Solidariedade, além da tradicional Mateada que contou com apresentações culturais e de artistas da terra, no Pavilhão Comunitário do bairro São Miguel de Fraiburgo.

De acordo com Wesley Padilha, que faz parte da Coordenação da PJR em São Miguel do Oeste, a aproximação do coletivo das pastorais com a comunidade de Fraiburgo se faz importante para a unificar as forças conhecendo outras realidades. “Entendemos que é preciso nos misturarmos e nos aproximarmos cada vez mais das pessoas que fazem parte da classe trabalhadora que sofre e que quer mudanças expressivas na sociedade. Por isso, participar destas três atividades junto a Apafec e Associação Vital é muito importante para nós que seguimos a caminhada buscando construir uma sociedade bem diferente desta que está aí”, enfatiza.

Articulação com jovens da Escola Vinte Cinco de Maio. Foto: Claudia Weinman

Um dos integrantes da Coordenação da Apafec, João Carlos Rodrigues, que contribui com a Associação há nove anos, o objetivo dessa integração é somar forças e fazer com que, conforme ele, os jovens, as crianças, a comunidade tenha conhecimento das alianças que a Apafec possui com outras organizações.

Importância dos projetos para a Comunidade

Especialmente no último final de semana, Rodrigues explica que foram realizadas três grandes atividades, sendo a Primeira Pastelada e Bingão da Solidariedade e também, a mateada, com objetivo de arrecadar fundos para custear as próximas viagens que serão feitas pela equipe de Karatê, além de investir parte do dinheiro na estrutura do Centro de Educação Cultura e Arte Popular, (Cecap), sede própria da Apafec, localizada no bairro São Miguel.

Articulação com jovens da Escola Vinte Cinco de Maio. Foto: Claudia Weinman

O membro da Associação Vital de Karatê-dô, Neimar Santos, lembra ainda que a equipe de Karatê deve participar na próxima semana de um campeonato na cidade de Chapecó\SC e de outro campeonato em setembro, na cidade de Urussanga\SC. No mês de dezembro, Santos acrescenta que a cidade de Fraiburgo receberá um evento internacional de Karatê onde alguns dos atletas participarão.

Atualmente, Santos destaca que além do trabalho com o Karatê coordenado pelo professor Luiz Coelho junto a Associação, outros atletas que já foram campeões mundiais em Karatê, auxiliam nos projetos treinando crianças e adolescentes. Ele lembra ainda que 90% dos participantes nos projetos desenvolvidos por meio da Associação Vital e Apafec são de comunidades carentes e que o trabalho realizado não visa a cobrança de mensalidades. “Temos a participação muito expressiva de toda a comunidade e principalmente dos pais que acompanham e apoiam estes projetos”.

Articulação com jovens da Escola Vinte Cinco de Maio. Foto: Claudia Weinman

Ao todo, são mais de 300 pessoas envolvidas nos projetos da Apafec e Associação Vital. Dentre elas, o estudante Jeferson Gonçalves, 14 anos. Ele ajuda a coordenar o projeto do Grupo de Dança. “Fazem três anos que eu participo e me identifico com a dança, me sinto feliz. Esse espaço representa felicidade, vida”, garante ele.

Texto: Claudia Weinman

Anúncios
Categorias:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s