Encontro Mundial dos Movimentos Populares

papapjrbolEntre 7 a 9 de julho de 2015, Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, foi palco do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, que reuniu mais de 400 movimentos, organizações e pastorais sociais, vindos de mais de 40 países. Os 1500 delegados tinham como principal discussão os direitos por Terra, Teto e Trabalho.

O Brasil foi representado por mais de 200 delegados e a Pastoral da Juventude Rural se fez presente neste importante espaço de debate e celebração em comunhão às lutas dos Movimentos Populares de toda América Latina e do Mundo.

militantes pjr bol papa

O Encontro Mundial dos Movimentos Populares foi um espaço de diálogo das experiências dos diferentes movimentos que atuam ao lado dos mais excluídos da sociedade, os jovens, as mulheres, os camponeses e camponesas, os sem terra, os sem teto, os catadores, os pescadores e pescadoras, os movimentos quilombolas, os indígenas, entre outros que lutam dia a dia pela dignidade humana.

Nesta perspectiva, foi construído a partir de painéis, mesas redondas e trabalhos em grupo, contemplando os três eixos temáticos: Terra, Teto e Trabalho, tendo uma visão mais abrangente ao cuidado com a Mãe Terra e aos desafios perante os conflitos existentes no mundo que afetam a paz e Soberania, em vista da Integração dos Povos. Como conclusão deste espaço ocorreu a Marcha e o Encontro com o Papa Francisco para a entrega da Carta com o resultado dos trabalhos e os compromissos firmados.

Nosso compromisso enquanto Pastoral da Juventude Rural é reafirmamos nossas alianças com as lutas contra qualquer tipo de violência que ameacem a Vida das Juventudes, nos posicionando contra a Redução da Maioridade Penal, o Extermínio da Juventude Negra e a favor da Reforma Agrária Popular e da Agroecologia. Mas, principalmente assumimos a luta e o cuidado com a Mãe Terra, na construção das condições de Vida Digna da Juventude Camponesa, tendo nosso companheiro o Papa Francisco como aliado na luta e na defesa da nossa Casa Comum.

Papa Francisco e seu chapéu de camponês.

“Nenhuma Família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos.”

Papa Francisco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s